Preescolacastelinho2009′s Blog

Projeto Supermercado Castelinho

Posted on: setembro 16, 2010

Pré-Escolar M. Maria Angélica de Castro – Castelinho

Projeto Supermercado

Justificativa:

As medidas são um antigo conhecimento construído pela humanidade. Desde a antiguidade diferentes civilizações se dedicam à comparação de grandezas. Entre tantas outras necessidades de medição, as antigas civilizações tiveram a necessidade de comercializar. De acordo com os Parâmetros Curriculares (PCN) o conteúdo Grandezas e medidas é de grande importância para crianças do Ensino Fundamental. Essa importância se deve a este ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno, de relevância no mundo em que vivemos. A aprendizagem acontece com mais intensidade quando temos a oportunidade de vivenciar os fatos, criar situações reais de aprendizagem, pelas quais as crianças terão como usar a moeda (o real). São informações importantes para o exercício da cidadania e contribuem muito para o avanço da alfabetização.

Objetivo geral:

Pretendemos que os alunos se utilizem desse aprendizado para a compreensão do processo de medição e que possam participar de atividades lúdicas que lhes dêem prazer de aprender. Pretendemos também que tragam para a sala de aula experiências de seu cotidiano que desenvolvam seu raciocínio, sua atenção a suas potencialidades e assim possam utilizá-las concretamente em sua vida diária. Queremos que reconheçam a importância de se trabalhar em equipe e a importância do envolvimento da família na vida escolar das crianças e que possam comparar o desenvolvimento social, econômico e político.

Objetivos específicos:

  •  Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
  •  Reconhecer o dinheiro do nosso país.
  • Saber da importância do dinheiro em nossa vida. Onde, quando, e como usamos.
  •  Ensinar como é usado o cartão de crédito e cheque.
  •  Pesquisar para pagar menos.
  •  Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto desses portadores.
  • Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
  • Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos.
  •  Observar como é organizado um supermercado
  • Realizar compras
  • Analisar preços
  • Rever conceitos matemáticos
  •  Fazer leitura de rótulos
  • Conhecer o prazo de validade dos produtos, etc. 

Público alvo:

Crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos.

Duração:

Uma semana

Desenvolvimento:

 Conhecimentos prévios dos alunos.

 Qual o grau de familiaridade com esse tipo de texto? Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e dinheiro. O que imaginam que possa estar escrito nas embalagens e onde podemos encontrá-las. Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético e numérico. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.

  • Levantar questionamentos como:

_ Será que no passado existiam supermercados modernos como temos hoje?

_ Onde as pessoas podiam fazer suas compras?

_ Como é feita a organização de um supermercado?

_ Por que os produtos são organizados dessa forma?

_ O que devemos observar ao comprarmos um produto?

_ Como podemos saber o preço de um produto?

Montar um supermercado em nossa escola.

  • As crianças deverão trazer de casa embalagens vazias dos produtos a serem vendidos no supermercado.
  • Separar e classificar de acordo com o produto.
  • Confeccionar cartazes para decorar e fazer propaganda, etiquetas e tabelas com preços.
  • Ajudar na montagem do supermercado colocando os produtos nos seus devidos lugares.
  • O dinheiro poderá ser confeccionado de papel, xerocado de notas reais ou destacado do livro de Matemática.
  •  O nome do estabelecimento deverá ser escolhido pelos alunos e educadoras.
  • Cada turma deverá visitar o supermercado para fazer suas compras. A professora escolherá um caixa para receber e ir revezando.
  • Em sala deverão fazer o registro.
  • No dia da inauguração os alunos receberão pipoca.
  • Convidar os pais para visitar o supermercado.

Trabalhar em cada disciplina:

Português

Uso de rótulos e etiquetas em exercícios gramaticais.

Leitura de rótulos.

Produção de texto.

Confecção de um logotipo e mascote para o supermercado.

Criação de um nome para o supermercado.

Matemática

Exercícios formados com embalagens formulando problemas e trabalhando valores.

Colocar preços nas embalagens.

Tabela de pesquisa, orçamento.

Comparar preço e qualidade de diferentes marcas.

Uso do dinheirinho formando situações do nosso dia-a-dia.

Ciências

Observação da data de validade, composição armazenamento.

Oficina de culinária.

Trabalhar a questão da alimentação saudável para ter boa saúde.

Geografia

O uso do dinheiro em nossa vida.

O comércio em nosso bairro.

A importância do estudo e profissão.

Onde, como quando gastamos o dinheiro.

 Os trabalhadores e suas funções no supermercado.

Excursão a um Supermercado da cidade para saber como funciona de verdade.

História

Pesquisa sobre a moeda brasileira e de outros países.

Como eram os supermercados antigamente.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos será feita através de observações diárias, pela prática das atividades desenvolvidas durante o projeto o qual também deverá ser avaliado pelos pais, alunos e equipe pedagógica. Cada etapa do projeto será essencial para estimular a curiosidade, observação e investigação do mundo real, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento matemático, da concentração, da atenção, do raciocínio e da socialização.

Culminância

Sugestão:

_ Pedir uma professora para direcionar perguntas para aos alunos (que estarão no auditório) que deverão ser colocadas em uma vasilha de Doriana. Cada aluno tira um número e a professora faz a pergunta.

Sugestões de perguntas:

1- Para que o Supermercado Castelinho foi montado?

1- De quem foi a idéia?

3- O que você aprendeu com o Supermercado?

4- O que você mais gostou?

5- O que você menos gostou?

6- Quais são as sessões do nosso Supermercado?

7- Qual a mercadoria mais cara no Supermercado e a mais barata?

8- Do dinheiro que você usou qual era a nota de maior valor e a de menor valor?

9- Na visita que você fez ao Supermercado Cabral o que mais lhe chamou atenção?

Recursos humanos:

Todos os profissionais da escola, crianças e suas famílias.

Recursos materiais:

Sucatas, embalagens, rótulos, papéis, tampinhas, mesas, caixas de papel, tesouras, colas,  milho de pipoca, etc.

Em anexo fotos e trabalhos feitos pelas crianças.

Organização: Professoras e Pedagoga do Pré-Escolar Municipal Maria Angélica Castro – Castelinho

                         2010 -  Marli Rodrigues do Couto Mesquita

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Mr WordPress: Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in, and view the posts' comments, there you will have the option to edit or delete them.

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: