Preescolacastelinho2009’s Blog

Projeto Supermercado Castelinho

Posted on: setembro 16, 2010

Pré-Escolar M. Maria Angélica de Castro – Castelinho

Projeto Supermercado

Justificativa:

As medidas são um antigo conhecimento construído pela humanidade. Desde a antiguidade diferentes civilizações se dedicam à comparação de grandezas. Entre tantas outras necessidades de medição, as antigas civilizações tiveram a necessidade de comercializar. De acordo com os Parâmetros Curriculares (PCN) o conteúdo Grandezas e medidas é de grande importância para crianças do Ensino Fundamental. Essa importância se deve a este ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do aluno, de relevância no mundo em que vivemos. A aprendizagem acontece com mais intensidade quando temos a oportunidade de vivenciar os fatos, criar situações reais de aprendizagem, pelas quais as crianças terão como usar a moeda (o real). São informações importantes para o exercício da cidadania e contribuem muito para o avanço da alfabetização.

Objetivo geral:

Pretendemos que os alunos se utilizem desse aprendizado para a compreensão do processo de medição e que possam participar de atividades lúdicas que lhes dêem prazer de aprender. Pretendemos também que tragam para a sala de aula experiências de seu cotidiano que desenvolvam seu raciocínio, sua atenção a suas potencialidades e assim possam utilizá-las concretamente em sua vida diária. Queremos que reconheçam a importância de se trabalhar em equipe e a importância do envolvimento da família na vida escolar das crianças e que possam comparar o desenvolvimento social, econômico e político.

Objetivos específicos:

  •  Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
  •  Reconhecer o dinheiro do nosso país.
  • Saber da importância do dinheiro em nossa vida. Onde, quando, e como usamos.
  •  Ensinar como é usado o cartão de crédito e cheque.
  •  Pesquisar para pagar menos.
  •  Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto desses portadores.
  • Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
  • Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos.
  •  Observar como é organizado um supermercado
  • Realizar compras
  • Analisar preços
  • Rever conceitos matemáticos
  •  Fazer leitura de rótulos
  • Conhecer o prazo de validade dos produtos, etc. 

Público alvo:

Crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos.

Duração:

Uma semana

Desenvolvimento:

 Conhecimentos prévios dos alunos.

 Qual o grau de familiaridade com esse tipo de texto? Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e dinheiro. O que imaginam que possa estar escrito nas embalagens e onde podemos encontrá-las. Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético e numérico. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.

  • Levantar questionamentos como:

_ Será que no passado existiam supermercados modernos como temos hoje?

_ Onde as pessoas podiam fazer suas compras?

_ Como é feita a organização de um supermercado?

_ Por que os produtos são organizados dessa forma?

_ O que devemos observar ao comprarmos um produto?

_ Como podemos saber o preço de um produto?

Montar um supermercado em nossa escola.

  • As crianças deverão trazer de casa embalagens vazias dos produtos a serem vendidos no supermercado.
  • Separar e classificar de acordo com o produto.
  • Confeccionar cartazes para decorar e fazer propaganda, etiquetas e tabelas com preços.
  • Ajudar na montagem do supermercado colocando os produtos nos seus devidos lugares.
  • O dinheiro poderá ser confeccionado de papel, xerocado de notas reais ou destacado do livro de Matemática.
  •  O nome do estabelecimento deverá ser escolhido pelos alunos e educadoras.
  • Cada turma deverá visitar o supermercado para fazer suas compras. A professora escolherá um caixa para receber e ir revezando.
  • Em sala deverão fazer o registro.
  • No dia da inauguração os alunos receberão pipoca.
  • Convidar os pais para visitar o supermercado.

Trabalhar em cada disciplina:

Português

Uso de rótulos e etiquetas em exercícios gramaticais.

Leitura de rótulos.

Produção de texto.

Confecção de um logotipo e mascote para o supermercado.

Criação de um nome para o supermercado.

Matemática

Exercícios formados com embalagens formulando problemas e trabalhando valores.

Colocar preços nas embalagens.

Tabela de pesquisa, orçamento.

Comparar preço e qualidade de diferentes marcas.

Uso do dinheirinho formando situações do nosso dia-a-dia.

Ciências

Observação da data de validade, composição armazenamento.

Oficina de culinária.

Trabalhar a questão da alimentação saudável para ter boa saúde.

Geografia

O uso do dinheiro em nossa vida.

O comércio em nosso bairro.

A importância do estudo e profissão.

Onde, como quando gastamos o dinheiro.

 Os trabalhadores e suas funções no supermercado.

Excursão a um Supermercado da cidade para saber como funciona de verdade.

História

Pesquisa sobre a moeda brasileira e de outros países.

Como eram os supermercados antigamente.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos será feita através de observações diárias, pela prática das atividades desenvolvidas durante o projeto o qual também deverá ser avaliado pelos pais, alunos e equipe pedagógica. Cada etapa do projeto será essencial para estimular a curiosidade, observação e investigação do mundo real, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento matemático, da concentração, da atenção, do raciocínio e da socialização.

Culminância

Sugestão:

_ Pedir uma professora para direcionar perguntas para aos alunos (que estarão no auditório) que deverão ser colocadas em uma vasilha de Doriana. Cada aluno tira um número e a professora faz a pergunta.

Sugestões de perguntas:

1- Para que o Supermercado Castelinho foi montado?

1- De quem foi a idéia?

3- O que você aprendeu com o Supermercado?

4- O que você mais gostou?

5- O que você menos gostou?

6- Quais são as sessões do nosso Supermercado?

7- Qual a mercadoria mais cara no Supermercado e a mais barata?

8- Do dinheiro que você usou qual era a nota de maior valor e a de menor valor?

9- Na visita que você fez ao Supermercado Cabral o que mais lhe chamou atenção?

Recursos humanos:

Todos os profissionais da escola, crianças e suas famílias.

Recursos materiais:

Sucatas, embalagens, rótulos, papéis, tampinhas, mesas, caixas de papel, tesouras, colas,  milho de pipoca, etc.

Em anexo fotos e trabalhos feitos pelas crianças.

Organização: Professoras e Pedagoga do Pré-Escolar Municipal Maria Angélica Castro – Castelinho

                         2010 –  Marli Rodrigues do Couto Mesquita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Mr WordPress: Hi, this is a comment.To delete a comment, just log in, and view the posts' comments, there you will have the option to edit or delete them.

Categorias

%d blogueiros gostam disto: